sábado, dezembro 30, 2006

Conheça os ganhadores da promoção Rede Agreste

Medalha Pe Zuzinha homenageia personalidades em SCC

Foto: Geraldo Moura

A mais importante comemoração dos festejos de 53 anos da emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 29. O local foi a Casa José Vieira de Araújo, e os protagonistas foram 44 personalidade que foram destaques por suas ações e que contribuíram de alguma forma para a consolidação do município. A comenda Pe Zuzinha, mais alta condecoração da Câmara de Vereadores, foi indicada pelos vereadores da casa. Personagens de diversos segmentos, entre os econômicos, sociais, religiosos, segurança pública e de até os da área de comunicação, foram agraciados com a medalha que leva o nome de um destaque ímpar na história de Santa Cruz do Capibaribe.
Com a importância de tao honraria, era indisfarçável a alegria expressa no semblante dos que recebiam a medalha das mãos dos lgisladores municipais.
A solenidade possui algumas regras. Cada vereador tem o direito de indicar 5 homenageados por ano.
Este é o segundo ano que ocorre a solenidade que foi implantada pelo presidente da Câmara, Ruy Medeiros.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Prefeitura atrasa 13º dos professores

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, ainda não pagou os professores. Por lei, o décimo teceiro salário deve ser pago por qualquer empregador até o dia 20 de dezembro. Até o momento desta postagem, os professores municipais estão sem o seu complemento de final de ano. Segundo Luciene, do Sindicato dos Professores (SIMPRO) , a Secretaria Municipal de Administração se comprometeu em realizar o depósito até o dia 20. O depósito não foi realizado. Os professores procuraram o secretário de Administração, que se comprometeu mais uma vez que o pagamento seria feito dia 27. E até agora nada. Vamos torcer para que se resolva o problema e que os professores possam desfrutar o início do ano novo com seu salário no bolso, quantia esta que já não é muita coisa.

Outra declaração bombástica

Na entrevista, o vice-prefeito José Elias, com seu jeito humilde e peculiar de se expressar, deixou 'escapulir' o nome da nova secretária de saúde de Santa Cruz do Capibaribe. O imenso abacaxi será descascado pela competente Cândida Ribeiro Walter, que já coordenava o departamento de Vigilância em Saúde do município. Cândida é um nome técnico, que já demosntrou sua competência à frente de setores que incluem os programas 'Durma Bem', de combate à muriçocas, e o de Vigilância Sanitária, que se encarrega da fiscalização geral do setores de saúde pública de Santa Cruz.
Só cabe agora torcermos para que a saúde engrene de uma vez, visto que é a pasta municipal mais conturbada e mais difícil de ser administrada.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Zé Elias lança sua pré-candidatura ao palácio Braz de Lira

O vice-prefeito, José Elias Filho, participou na manhã da quarta-feira de um entrevista na rádio Comunidade FM, na qual realizou revelações sobre suas pretenções políticas futuras. Zé Elias revelou que é pré-candidato a majoritaria no pleito de 2008. Ele disse que outros nomes de peso da situação também estão pleiteando o cargo. Ele citou como possíveis candidatos o deputado reeleito Toinho do Pará, o vereador Fernando Aragão, o ex-deputado Oséas Moraes.
Segundo Zé Elias, o processo de escolha do candidato seria definido a partir da realização de uma pesquisa, na qual, o nome vencedor seria o consenso do partido de situação.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Segurança Já - Ladrão Robin Wood

Muito se fala que Santa Cruz do Capibaribe é um poço de segurança, modelo exemplar para o Brasil e tal... pois bem, ao menos no bairro de Cruz Alta não é bem assim. No último domingo uma padaria na rua Paraná foi assaltada. O bandido chegou, pediu pão, sacou a arma. Levou duzentos reais. Na quinta-feira seguinte aconteceu a reprise. Só que desta vez foi de forma um tanto quanto inusitada. Um rapaz, descrito como alto, moreno e magro chegou à cobiçada padoca e pediu um pacote de cigarros. O proprietário assustado mostrou que não havia nenhum valor em espécie no caixa, pois já haviam feito o 'cata' dias atrás. O bandido então foi embora levando apenas o pacote de cigarros. Exatos trinta segundo após, o proprietário, quase PHd em assalto, tomou mais um susto. O bandido estava voltando. Para surpresa do senhor, o meliante chegou até o balcão e disse: "Senhor, me desculpe pelo roubo, o senhor realmente não tinha nada, vou roubar de quem tem, tá aqui seu pacote de cigarros".

quinta-feira, dezembro 21, 2006

"Será um cantor de brega?"



Foi esse o questionamento de um parente da deputada Mirian Lacerda, esposa de Tony Gel, prefeito da Capital do Forró, no momento em que o cantor gospel Marcos Antônio subiu ao palco do teatro Guararapes, no Centro de Convenções, para receber seu diploma como deputado eleito. Disse ela:
- Olha lá aquele cantor...é de brega né?
Uma amiga lhe corrigiu.
- É não querida, ele é cantor crente......digo gospel.
Replicou com um sonoro
- Aaaaaaaaaaahhhhhh......!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Campos discute com jornalista

Foto: Geraldo Moura
O governador Eduardo Campos foi o centro das atenções da imprensa pernanbucana, não só pela eleição. Ele promoveu uma festa para a imprensa do estado. Em certo período, depois de muito escocês, teve uma pendenga com um jornalista do JC. Fato que saiu no blog do jornalista Magno Martins. Leia a nota.
"Além do sal grosso, espalhado no chão ao longo de todo o ambiente em que rolou a festa de confraternização dos jornalistas com o governador eleito, ontem, em Olinda, a festa acabou madrugada adentro com um profundo dissabor: um bate-boca entre o anfitrião Eduardo Campos e um jornalista do JC. O arranca-rabo ocorreu quase às três da madrugada. "
Fonte: blog do Magno Martins

Curtinhas



Menino assediado

Logo após a diplomação, Edson Vieira foi abordado pelo presidente da Assembléia, Romário Dias (PFL), com muitos elogios e tapinhas nas costas, Romário até pediu pra tirar uma foto ao lado de Edson. Essa alma pré-candidata a reeleição da presidência da casa Joaquim Nabuco quer reza!

Curtinhas


Deputado The Flash

O deputado Toinho do Pará chegou para a diplomação, acompanhado apenas por sua esposa, não foi visto nenhuma personalidade de sua ala partidária da Terra das Confecções. Ele chegou, sentou, recebeu seu diploma, assinou e foi embora. Nem deu entrevista para os jornalistas que estavam presentes, inclusive os de SCC. Será que ele estava com receio de perder a a festa do prêmio que o prefeito José Augusto maia ia receber????
Reflexão: É mais importante a solenidade de diplomação de deputado estadual ou um prêmio do SEBRAE????

Candidatos eleitos são diplomados

Eduardo Campos recebeu o diploma ao som dos aplausos
Foto: Geraldo Moura


O teatro Guararapes foi o palco da festa da democracia. Os 25 deputados federais, 49 estaduais, senador – Jarbas não compareceu – e o governador eleito Eduardo Campos (PSB), receberam das mãos de Eloy Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o diploma de oficialização de deus mandatos eletivos.
As galerias do maior teatro do Centro de Convenções, em Olinda, ficaram repletas de vereadores, prefeitos, correligionários, amigos e parentes dos eleitos. Todos queriam presenciar mais este passo rumo à gestão política de Pernambuco.
O governador Eduardo Campos chegou com um batalhão de assessores, secretários e colaboradores, arrancando aplausos dos presentes. Uma penca de fotógrafos e jornalistas cercaram o filho de Ana Arraes.
Para a Terra das Confecções também foi um momento histórico, a diplomação de dois candidatos da cidade, Antônio Figueiroa (Toinho do Pará-PTB) seguindo para o segundo mandato, e Edson Vieira que pela primeira vez vai ocupar um assento na casa Joaquim Nabuco.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Câmara de vereadores fica lotada

Foto: Geraldo Moura

Poucas seções órdinárias trazem tantos curiosos para a Casa José Vieira de Araújo. Mas o motivo foi excepcional, a eleição da nova diretoria da câmara. Por vezes a população demontrou seu sentimento através de aplausos entre outras manifestações.


Francisco não conseguiu a presidência mas está preparado para se tornar oposição

Foto: Geraldo Moura

Francisco Ricardo volta para oposição

O vereador recém desfiliado do PMBD, revelou em entrevista concedida na rádio Vale do Capibaribe, que está voltando para a ala partidária da qual já participou como secretário de Administração. Francisco participou da entrevista ao lado de Edson Vieira e Dr. Nanau. O estopim da saída foi a eleição da Câmara de vereadores, cargo o qual Francisco postulava pela situação. Por não ter sido contemplado, e também, por alegar falta de espaço político no âmbito da ala de situação.

Dimas Dantas é o novo presidente da câmara

Foto: Geraldo Moura

As atenções dos santa-cruzenses se voltaram na noite de quinta-feira (14), para a Casa José Vieira de Araújo, mais precisamente para a eleição da nova presidência que irá comandar os trabalhos no biênio 2007/2008. A câmara ficou abarrotada de pessoas, outras que não puderam entrar, ficaram do lado de fora acompanhando as deliberações através de um telão e carro de som.
O clima era pesado, da leitura bíblica ao hino da cidade. O presidente Rui Medeiros tem sua voz embargada no comando da sua última seção em 2006. Os projetos e as resoluções eram aprovados por unanimidade, sem uma discussão sequer. O tom dos discursos foi disfarçadamente de despedida, mas a nota que entoou foi e eleição que estava próxima.
O candidato a candidato Galego de Mourinha disse que em seu pronunciamento que preferia morrer a se tornar um boca-preta. Após o uso da tribuna, as bancadas tiveram 30 minutos para a composição das chapas. As alas partidárias se trancaram em gabinetes, e a movimentação nos bastidores era intensa. Resultado: Dimas Dantas presidente, Galego de Mourinha 1º secretário e Agnaldo Xavier 2º secretário.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Rui: "Meu voto seguirá Dimas Dantas"

O vereador Rui Medeiros esteve presente no programa Plenário Espacial, veiculado pela rádio Comunidade FM. Rui revelou que irá acompanhar o voto do vereador Dimas Dantas no pleito da presidência da Casa José Vieira de Araújo. "Dimas é uma pessoa honesta, e para onde seu voto for ele será seguido pela honestidade", disse Rui Medeiros.

Gol: Mais um carro decidiu eleição da câmara em 1998

O signatário deste blog em visita a comunidade FM, ouviu de uma pessoa envolvida na pólitica local, que um vereador, supostamente envolvido em negociatas com carros para a definiçao da eleição da câmara, teria aprontado das suas na eleição seguinte. Em 98 este vereador teria recebido um carro gol de um ex-secretário de saúde para abdicar de sua candidatura em favor do candidato eleito. O popular revelou que pessoalmente foi entregar o carro até o vereador.

10 anos de eleição da câmara de vereadores

1996- Eleição de José Augusto Maia
Votação - 6 x 7
Fato - Candidatura de Véi de Mãozinha (houve a famosa traição secreta)

1998 - Eleição de Dr. Nanau
Votação - 12 x 0
Fato - A votação foi unânime para desvalorizar a vitória

2000 - Eleição de Nailza Ramos
Votação - 6 x7
Fato - Naílza saiu em carro aberto já na ala de situação

2002 - Eleição de Zilda Moraes
Votação - 6 x 6
Fato - O vereador Afrânio se absteve de votar

2004 - Eleição de Rui Medeiros
Votação - 7 x 3
Fato - O vereador Dimas Dantas vota na candidatura independente

2006 - Eleição atual é uma interrogação
Será votado quinta-feira
Fato - Desligamento de Francisco Ricardo do PMBD

sábado, dezembro 09, 2006

Francisco Ricardo pede desfiliação do PMDB


O vereador Francisco Ricardo revelou, na penúltima seção ordinária de 2006 da casa José Vieira de Araújo, sua desfiliação do PMBD. O vereador contou sua trajetória política na ala de situação, onde relatou que seu espaço político e administrativo estavam sendo reduzidos. Porém o principal fator foi a não realização de um acordo com o vereador Galego de Mourinha para a presidência da casa legislativa. Horas antes da reunião, os dois vereadores participaram de um jantar onde forma discutidos termos de consenso. Entre as propostas estaria a eleição de Francisco Ricardo na úlima seção do ano, o qual renunciaria um ano antes da eleição majoritária, cedendo lugar a Galego, que seria seu primeiro secretário. O vereador recusou a proposta.
Alguns acontecimentos contribuíram para a decisão do vereador Francisco. Um deles foi uma reivindicação para calçamento que não foi atendida. Já no campo político, segundo Francisco, vem perdendo prestígio político por seus pleitos para não serem atendidos. “Não estou tendo mais apoio político e nem administrativo, por isso escreverei uma carta de desfiliação, só assim posso ter uma posição mais livre para atuar”, disse Francisco.

Zé Minhoca não descarta presidência da câmara

Em entrevista concedida antes do início da penúltima seção ordinária em 2006, o vereador Zé Minhoca não descartou a possibilidade de ser o candidato da bancada de oposição. “Não descarto nenhuma hipótese, a política é a arte da conversa”, afirmou o vereador.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Incêndio destrói loja na Siqueira Campos

Foto: Geraldo Moura

Na tarde de sábado (02), o centro comercial de Santa Cruz do Capibaribe viveu momentos de filmes de destruição. Uma espessa fumaça negra anunciava o que poucos acreditavam. Um incêndio. Ou melhor, mais um dos tantos que já passaram e os que ainda estão por vir. O fato aconteceu na tradicional rua Siquerira Campos, mais precisamente no número 19, na loja Nascimento. As labaredas cresciam, enquanto diversos populares colaboravam num trabalho de formiguinhas desordenadas mas com objetivo nobre. Muitos jogavam baldes com água, outros seguravam as mangueiras dos carros-pipa que foram cedidos pela compesa local. O esforço foi porém insuficiente para apagar brevemente as chamas, mas contribuiu para a conservação geral da estrutura do prédio. No local, haviam 7 máquinas de costura industriais, cerca de 20 mil reais em mercadorias - cuecas de tecido sintético de fácil combustão. Segundo Felipe Martins, filho do prorietário, a causa pode ter sido uma espécie de candeeiro que era utilizado no acabamento das peças - pontas de linha - que teria sido esquecido aceso por um funcionário. Já a versão do Corpo de Bombeiros aponta para curto-circuito, visto que a estrutura elétrica do local era antiga.

domingo, dezembro 03, 2006

Curtinhas

Pré-candidato pop hair

Tomei conhecimento que um certo pré-candidato a vereador da cidade mudou seus hábitos capilares repentinamente. Segundo as fontes, o dito cujo só tratava suas madeixas nos mais sofisticados salões da capital. De repente, se tornou freguês de uma tradicional barbearia santa-cruzense. O que uma pré-campanha não faz coma cabeça das pessoas ?....

Incêndio

Quantos prejuízos mais o comércio local vai ter para que sejam tomadas medidas com relação à implantação do Corpo de Bombeiros. Todo mundo diz que traz e até agora nada. Só com muita oração pra Alá é que esse danado sai.


Políticos bombeiros

Na ocasião ficou nítida a ‘boa’ vontade de certos pré-candidatos. Teve gente que pegou até lata d’água. Todos disputavam uma cuia pra dar uma respingadinha no incêndio. Não estavam nem aí pra tragédia, queriam na verdade eram posar de bons moços para a sociedade. De olho nesse povo minha gente.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Capa

Bruno Bezerra lança Versos Sarcásticos

LIVRO CELEBRA O FIM DA PIOR
LEGISLATURA DO PARLAMENTO BRASILEIRO

Pernambucano Bruno Bezerra lança livro no próximo dia 14,
na Livraria Arraial, no Recife

A 52ª. legislatura da Câmara dos Deputados, considerada pelo próprio presidente do Conselho de Ética da Casa, deputado Ricardo Izar (PTB/SP) como a pior da história do parlamento brasileiro, virou mote para o escritor pernambucano, Bruno Bezerra, destilar toda sua ironia em Versos Sarcásticos – dedicado à diarréica memória da 52ª legislatura da Câmara dos Deputados, uma sátira política dos principais escândalos do Parlamento brasileiro, lançado com selo da editora paulista Edições Inteligentes. Tão irônico quanto os versos, o prefácio do jornalista Heródoto Barbeiro, comentarista político da Rádio CBN, e as charges do cartunista Samuca, completam a edição que traduz a indignação do cidadão brasileiro, decepcionado com a imensa pizzaria que se tornou o Congresso Nacional! “Nosso país vai melhorar no dia em que tivermos mais versos sarcásticos nos livros, nas feiras, cantados por repentistas, nos pagodes, nas rodas de samba e de bamba, nos jogos de capoeira, nas modas de viola, nos cateretês e nos bois-bumbá”, diz Barbeiro, não surpreso com a indignação poética de Bruno Bezerra.
Vale lembrar os escândalos que envolveram, inclusive, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP/PE), o ex-ministro Humberto Costa (PT/PE), e os ex-deputados Pedro Corrêa, Roberto Jeferson e Ângela Guadagnin do (PT/SP) entre outros que transformaram em ópera bufa e em dança da pizza as mazelas da corrupção parlamentar, tendo como coadjuvantes muitos. Não faltaram representantes, das mais variadas cores e tendências partidárias – infelizmente. Mas o que deu pra chorar também dá pra rir e é isso que vai acontecer no lançamento de Versos Sarcásticos, no próximo dia 14 de dezembro, na Livraria Arraial, no Recife.
Para lembrar alguns dos escândalos:

- Mensalão
- Máfia das sanguessugas e vampiros
- Ambulâncias superfaturadas
- Dinheiro da cueca
- Dossiê
- Presidente da Câmara cobrando propina do restaurante
- A Dança da pizza no plenário