sexta-feira, maio 26, 2006

Governador vem à SCC assinar liberação de obras



Em clima de campanha, o recém empossado governador Mendonça Filho, em conjunto com sua comitiva, esteve no final da tarde de sexta-feira, dia 26, em Santa Cruz do Capibaribe para assinar a liberação de obras.
Na ocasião foram assinadas as ordens de serviço para o processo licitatório de duas quadras poliesportivas, uma será construída na escola estadual Dr Adilson Bezerra, a outra vai ser construída na escola Padre Zuzinha, e será a única das duas a contar com cobertura.
Foi assinada também, a liberação para a terraplanagem da estrada vicinal que liga Santa Cruz do Capibaribe ao Distrito do Pará, distante 24 Km do município. Essa obra busca melhorar o acesso dos moradores da zona rural, e também facilitar o trânsito com o vizinho estado da Paraíba.
No entanto, a mais evidente e barulhenta, foi a chegada de seis caminhões, que percorreram as principais ruas da cidade ao som de rojões. Os veículos traziam as tubulações da adutora que irá aumentar a capacidade vazão do Açude de Tabocas, o que irá acarretar na melhoria do abastecimento de água no município.
Na ocasião discursaram além do governador, o deputado federal Mendonça Bezerra (PFL), e o vereador Edson Vieira (PSDC). Marcaram presenças também o ex-prefeito Ernando Silvestre, vereadores, políticos da região, como o prefeito de Toritama Marcelo Andrade (PSDC). Foi notada a ausência de representantes da prefeitura local.
Após o termino da solenidade a comitiva partiu para o Festival de Jeans realizado na cidade de Toritama.



Seis caminhões percorreram as principais ruas da cidade levando a tubulação da futura adutora que será instalada paralelamente a já existente. Ela busca resolver o problema de abastecimento de água local


Centenas de pessoas compareceram à visita do governador na Av 29 de Dezembro, local da assinatura das ordens de serviço

terça-feira, maio 16, 2006

Santa Cruz realiza o I Fórum de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência




No dia 31, o teatro municipal vai receber o I Fórum de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência de Santa Cruz do Capibaribe-PE. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Ação Social, com o apoio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social.

Atualmente, Santa Cruz conta com cerca de mais de 8 mil portadores de necessidades especiais e eventos como esse buscam debater, planejar e aplicar políticas de inclusão para essa comunidade.

O evento vai contar com a presença de autoridades de áreas diversas que vão participar de debates, mesas redondas e palestras. O promotor Iron Miranda dos Anjos vai falar sobre os direitos garantidos pela legislação vigente co relação aos portadores de deficiências.

O evento conta também com a presença da assistente social, Jacira Ambrósio, que irá falar sobre o Benefício de Prestação Continuada, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e discutir sobre a SEAD, que é a Superintendência Estadual de Apoio ao Portador de Deficiência.

Já dizia o poeta Mário Quintana: “Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino”.

Participe, contribua para acabar com a exclusão, se inclua você também.

Feira tem queda nas vendas


A ressaca pós Dia das Mães é a responsável pela queda nas vendas na feira da sulanca do dia 16. Com a vinda de poucos compradores, os feirantes recolheram suas mercadorias ainda no fim da tarde.

Escola Senador Ronaldo Aragão comemora dia das mães com apresentações artísticas


A escola Senador José Ronaldo Aragão, sediada do bairro Dona Lica II, comemorou na sexta feira, dia 12, o dia das mães. A quadra de esportes ficou repleta de mães, alunos e professores que participaram da comemoração. Aconteceram diversas apresentações artísticas, onde a que mais se destacou foi a encenação de "A morte de Lampião", realizada por alunos da rede municipal de ensino. Após as apresentações foi servido um jantar para as mães e sorteios de presentes para consagrar a homenagem.

quinta-feira, maio 11, 2006

Colapso no abastecimento de água do Santo Agostinho é tema dos discursos na Câmara


FERNANDO ARAGÃO-PDT

Fez o requerimento verbal para a diretoria regional da Compesa, situada em Caruaru, que solicitava a troca da bomba d’água do bairro Santo Agostinho. Segundo o vereador, a bomba tem apenas 1,5 hp de força, potência insuficiente para a realização do trabalho. Solicitou também para que a empresa verificasse o local onde a bomba seria instalada, que segundo informações seria próximo a um riacho, onde existiria a possibilidade de contaminação da água. Sugeriu uma mudança de local ou então uma proteção para o equipamento.

EDSON VIEIRA- PSDC

Foi procurado por populares que questionaram sobre a praça que está sendo construída na antiga lavanderia pública, nas imediações da Rua do Rio. O vereador recebeu resposta da mesa diretora que a obra está se realizada com uma parceria entre a câmara, prefeitura e a empresa Makital, e está orçada em 11 mil reais. A obra foi dispensada de processo licitatório.

AGNALDO XAVIER - PRP

Felicitou a comunidade do Santo Agostinho, Acauã e Nossa Senhora da Conceição, pelas obras realizadas naquela localidade. Elogiou o governo executivo municipal, onde se referiu ao aumento do índice de desenvolvimento nos bairros. Relatou que algumas ruas não estão sendo abastecidas por causa da falta de potência no equipamento que faz o bombeamento. Falou ainda da situação daquela comunidade antes da construção da via de acesso, se referindo que alguns moradores aprovaram as mudanças.


ZÉ MINHOCA-PSDB

Falou do clima de ansiedade da população, que estaria preocupada com a ação do Detran e PM, devido a operação sócio-educativa realizada nas principais ruas das cidades. Relatou que fez requerimentos para esclarecer sobre o convênio entre o Detran e a prefeitura. Santa Cruz do Capibaribe é a nona frota automotiva do estado de Pernambuco. Segundo o vereador, essa posição de destaque no quantitativo da frota poderia gerar uma indústria de multas para assim ampliar a arrecadação de impostos indevidamente por parte do estado. E mostrou que as prefeituras têm cerca de 20% da renda arrecadada com a aplicação das multas. Alertou os motoristas do município para que redobrem a atenção no trânsito para conseqüentemente evitarem as aplicação das multas.
RUY MEDEROS - PFL

Iniciou seu discurso falando sobre as precariedades do calçamento da via pública situada na avenida Padre Zuzinha, onde existe um buraco, que segundo apontou o vereador, estaria lá há mais de oito meses. Pediu soluções da Secretaria de Obras do município. Criticou o atraso da prefeitura em ativar o aparelho de Raio-X que já foi comprado e ainda não se encontra em funcionamento. Segundo a prefeitura a demora seria por causa de alterações na estrutura da Policlínica Dr Walter Aragão de Souza para posterior adaptação à sala radiológica. Explicou sobre a cobrança da taxa de iluminação pública, que segundo o vereador, estaria em conformidade com a legislação vigente.

ZEZIN BUXIN - PRTB

Lembrou sobre a manifestação ocorrida no último sábado, dia 6, onde os moradores estariam sendo manipulados politicamente para essa manifestação. Apesar de ser legítima a reivindicação da água por parte da população.
Falou sobre a questão do Raio-X na policlínica e reiterou que não é contra a implantação do aparelho, mas discorda do local onde será instalado. Segundo o vereador seria mais complicado para os tratamentos das urgências, visto que, os pacientes teriam os primeiros-socorros no Hospital Municipal, e caso houvesse suspeita de traumas e fraturas os pacientes teriam de se deslocar à Policlínica pra realização do exame, o que tornaria o diagnóstico mais lento, dificultando assim o atendimento.

segunda-feira, maio 08, 2006

Lázaro "Barbeiro" é homenageado no São João de SCC


Joca Pereira foi homenageado em 2005

O São João 2006 irá homenagear mais uma personalidade que contribuiu para o folclore local. Este ano será é a vez de Lázaro Henrique da Silva, mais conhecido como Lázaro Barbeiro. Ele nasceu 14 de fevereiro de 1927, na barra dos Catolôcos, distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus-PE.

Desde criança, o jovem Lázaro se engajava e participava ativamente dos grupos de samba, quebra lajeio e cocos de roda. Ficou logo conhecido por ter uma voz grave que era de longe percebida por todos que se tornava anúncio prévio de boa festança.

Lázaro começou a trabalhar como barbeiro, pois logo após a emancipação de Santa Cruz, em 1953, não haviam muitas barbearias na cidade, daí vem o conhecido apelido.
Lázaro Barbeiro era o condutor de quadrilhas na cidade. Quando as festas eram realizadas da forma tradicional peculiar à época, sem o auxílio de equipamento eletrônico de som, a voz de Lázaro tomava conta e marcava o passo do arrasta pé. Outro ponto interessante era que além de “chamar” a animação, ele também participava dançando nas festividades juninas. A partir daí, começou a ser peça fundamental das festas mais tradicionais da cidade a exemplo da quadrilha matuta do Colégio Normal e Ginásio Santa Cruz, hoje colégio Cenecista, sempre se destacando como um dos melhores marcadores de quadrilha da época.

Lázaro faleceu no dia 21 de junho de 1975, foi casado com dona Adelaide Lopes de Souza Silva, constituiu toda sua família em Santa cruz. O casal teve nove filhos: Gilberto Lopes, Jaime Lopes, José Ribamar, Sandoval Lopes, Cloves Lopes, José Lopes, Mauricéia Lopes, Alencar Lopes e Arlindo Lopes.

quinta-feira, maio 04, 2006

Recife em Retratos

Por Rivaldo Feitosa
Quando surgiu a internet fascinava o fato do usuário comum poder visitar cidades, museus, pesquisar, fazer compras, mal sabiam que o mais fascinante estava por vir. Logo percebemos que podiamos participar, não só como visitantes, mas como expositores. Podíamos mostrar nossas musicas preferidas, nossas idéias, visões sobre um determinado assunto, seja de natureza particular ou de interesse comum.

Certamente foi com essa descoberta e com o pensamento que a técnica fotográfica é apenas uma mera ferramenta para revelar, de forma criativa, as imagens do mundo que o cerca. O designer gráfico pernambucano Raul Kawamura resolveu lançar sua visão, numa espécie de fotolog (Recife em Retratos), sobre a capital do seu estado retratando o cotidiano de uma cidade de pontes, prédios, becos, antigos sobrados, comércio e pessoas que a caracterizam.

Contra qualquer alteração de enquadramento, assim como manipulações e intervenções no Photoshop que descaracterize a imagem original, Kawamura diz que o processo de postagem da foto é feito visando respeitar o olhar inicial. As imagens são capturadas através de rigorosa seleção do motivo, valorizando elementos estéticos como cor, valores tonais, forma, composição, contrastes, massas e texturas, resume.

Hoje com mais de seis meses no ar o site Recife em Retratos ostenta uma média de 2.000 visitas e 20.000 páginas acessadas por mês. Não posso negar que o trabalho de manter tudo isso é imenso, mas graças às visitas, divulgação dos amigos e comentários, os quais tenho o maior prazer em responder a todos, tenho conseguido o retorno e estímulo necessários para prosseguir com este trabalho, afirma satisfeito Kawamura.

Endereço do site: http://foto.raulkw.com.br/index.php